O controle do seu estoque é uma tarefa essencial para o seu negócio. Um planejamento mal feito pode fazer você perder vários clientes. Imagine se um cliente chega no seu estabelecimento, paga por um salgado e você descobre que não tem. Esse cenário gera um transtorno tanto para você quanto para o cliente.

E para evitar essa desagradável situação e manter seus lucros em dia, é necessário fazer o planejamento e o controle de produtos do seu estoque. Abaixo você vai conferir 7 dicas essenciais para o seu negócio.

 

  • Registrar o estoque

Umas das primeiras coisas que você deve fazer ao abrir um estabelecimento é registrar tudo o que você tem no estoque. Registre com preço final e prazo de validade. Isso te ajudará tanto no controle de materiais que você tem quanto no controle financeiro. Hoje em dia existem diversos programas gratuitos e pagos que podem gerar relatórios mensais para seu controle.

 

  • Vá ao estoque sempre

Confira os produtos do seu estoque periodicamente. Registre se a quantidade de produtos são os mesmos que registrados no programa. Essa conferência pode evitar diversos problemas futuros.

  • Cálculos para controle

Calcule sempre a quantidade de produtos para ter um controle mais detalhado. Faça cálculos do custo de venda de produção e na compra e depois calcule o valor do produto final. Isso evita que alguns produtos sejam comprados demasiadamente.

 

  • Não deixe os produtos estragarem

Fique sempre atento ao prazo de validade de cada produto, inclusive os refrigerados, que normalmente tem uma durabilidade menor.

Produtos perecíveis devem ser comprados com uma maior frequência, isso não significa que devem ser comprados em maior quantidade. Cuidado!

 

  • Registre o fluxo de caixa como o controle de estoque

Como falado no tópico anterior, existem diversos sistemas/ programas que conseguem registrar tudo que é comprado e vendido do seu estabelecimento e vão calculando automaticamente a quantidade de produtos em estoque. Isso impede erros na hora de fazer o controle de estoque e faz com que tudo esteja organizado.

 

  • Treine sua equipe

O controle do seu estoque deve ser trabalho de toda equipe que trabalha em seu estabelecimento. É necessário dar baixa no sistema de tudo que foi vendido e tudo que foi comprado para não dar problemas no seu estoque futuramente.

  • Compra com os fornecedores

A última dica é a de sempre agendar a compra com fornecedores, isso auxilia a não se confundir ou esquecer de comprar algum produto. Crie um calendário mensal com seu fornecedor, assim ele poderá já deixar sua compra pré reservada evitando falta de produtos, etc.

Entender como controlar o estoque é uma tarefa que requer paciência e prática. Por isso, aplique essas dicas na rotina da sua empresa!

 

A WW Alimentos é referência na fabricação de salgados congelados para a venda em seu estabelecimento. São mais de 30 sabores entre fritos e assados que vão te ajudar a conquistar clientes pelo seu diferencial de sabor. Sabor aquele que nos faz relembrar as velhas receitas de família.

Oferecemos qualidade, sabor e o melhor em salgados congelados para entregar ao seu cliente um produto final delicioso e cativante. Solicite seu orçamento e leve os melhores produtos para seu negócio.